Saúde
Semana da prevenção da raiva inicia neste sábado em Pelotas
Atividades buscam conscientizar a população da importância da vacinação de cães e gatos
Começam neste sábado (23) as atividades da Semana de Prevenção da Raiva, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Qualidade Ambiental e empresas parceiras. O primeiro evento da programação ocorre das 13h30min às 17h no Parque Una e conta com distribuição de materiais educativos, orientações à comunidade e exposição de cães do Canil Municipal para adoção.
As atividades no município se estendem até a próxima sexta-feira, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção da Raiva, 28 de setembro. O objetivo do evento é conscientizar a população sobre a importância da vacina antirrábica. "A gente realiza essas atividades para esclarecer a necessidade permanente de vigilância e a importância da vacinação dos animais, além de também informar a população sobre essa e outras zoonoses", relata Roberta Mota, médica veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams) e responsável pelo Programa de Vigilância e Controle da Raiva no município.
Controle da doença
O controle da raiva no Brasil é orientado pelo Programa Nacional de Controle e Prevenção da Raiva, que segue os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, no Rio Grande do Sul, a raiva urbana (variante específica de cães e gatos) é considerada uma doença controlada. Em Pelotas, o último registro de raiva canina é de 1985.
Na última semana, o diagnóstico de um caso de raiva felina acendeu o alerta para a doença no município. A Vigiams confirma que se tratou de um caso isolado, causado por uma variante de morcegos e que, até o momento, nenhum outro animal desenvolveu sintomas da doença. "Essas variantes de morcegos sempre vão existir, assim como ainda existe a raiva urbana em outros estados e países, por isso é tão importante ter cuidados com esses animais e manter os cães e gatos vacinados ", destaca a veterinária.
Desde que a doença foi controlada no Estado, a vigilância é realizada de forma permanente, mas as campanhas de vacinação gratuita em larga escala não ocorrem mais. Portanto, a vacinação de animais domésticos é responsabilidade de seus proprietários. "Os cães e gatos não causam raiva, eles adoecem assim como nós, então eles podem e devem ser protegidos através da vacinação e da posse responsável de seus tutores", ressalta Roberta.
A veterinária também reforça que a vacina da raiva pode ser aplicada em animais a partir dos seis meses de idade e deve ser reforçada anualmente, assim como outras vacinas contra viroses caninas e felinas.
Como identificar casos suspeitos
Em animais domésticos, é importante sempre estar atento para alterações de comportamentos e sintomas neurológicos. Além disso, também é recomendado notificar a SMS em caso de contato com morcegos e ataques de cães ou gatos.
Em morcegos, a principal suspeita da doença é em animais que são vistos caídos no chão, durante o dia e/ou com aspecto moribundo. Nestes casos, é necessário manter distância do animal, evitar o contato e notificar as autoridades de vigilância. A partir de setembro, e durante todo o verão, é ainda mais importante estar atento aos morcegos, que passam a aparecer com mais frequência devido ao período de acasalamento.
O contato com o Centro de Controle de Zoonoses pode ser feito através do telefone (53) 3284-7731 ou WhatsApp (53) 99114-0546.
Confira a programação da Semana de Prevenção da Raiva
- Sábado (24) - das 13h30 às 17h, orientações à comunidade, distribuição de materiais educativos e exposição de cães para adoção no Parque Una;
- Terça (27) - apresentação do teatro de fantoches do Projeto Zooando na Escola, com o tema "Raiva", na Escola Municipal Luciana de Araújo;
- Quarta (28) - das 13h às 17h, orientações à comunidade e distribuição de materiais educativos no Largo Edmar Fetter, no Mercado Público, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção da Raiva;
- Quinta (29) - apresentação do teatro de fantoches do Projeto Zooando na Escola, com o tema "Raiva", na Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário